treinamento

Tecnologia da Informação (ou TI, setor que, antigamente, era chamado de "informática") é um segmento composto de três pontos básicos: hardware (equipamentos), software (programas) e peopleware (usuários).

Como um tripé, equipamentos, programas e usuários precisam estar equilibrados. Não adianta um "super computador", se nele está rodando um programa ruim. De nada vale um bom programa, se ele rodar em um equipamento sem eficiência.

Mas, muita gente se esquece de que não adianta um ótimo computador, rodando excelentes programas e isso tudo ser operado por um usuário destreinado e que não domine a tecnologia.

É impressionante como ninguém compra e sai dirigindo um automóvel sem ter aprendido a dirigir e ter tirado a sua carteira de habilitação, mas, a quase totalidade dos usuários de tecnologia fazem exatamente isso, ou seja, usam os sistemas sem estarem habilitados.

Ao invés de se capacitarem, a maioria dos usuários preferem fazer aquilo que consideram correto quando precisam utilizar sistemas que desconhecem: lançar mão do já famoso verbo "fuçar". Não é a toa a quantidade de problemas que são reportados a todo momento por usuários que não sabem usar as ferramentas tecnológicas.

Assim, treinar os usuários é importantíssimo para que o sistema, como um todo, funcione adequadamente. Por isso, ainda que seja uma questão sempre esquecida, treinamento de usuários é um dos pontos mais críticos do sistema e deve merecer a máxima atenção de todos os envolvidos no tema.